Meu cachorro lambe muito as patas. É estresse?

Essa é uma das questões mais comuns no consultório dermatológico. É popular a ideia de que os cães que lambem frequentemente as patas estão passando por situações de estresse em casa, nos petshops, creches ou hotéis. Mais comum ainda são os tutores que dizem já ter feito de tudo para aliviar a ansiedade do seu animal a fim de diminuir a lambedura, mas que pouco efeito essas ações tiverem sobre esse comportamento dos cães.

Fonte: https://dpontanews.com.br

Fonte da imagem: https://dpontanews.com.br

Mas será que a razão para esse comportamento é de fato o estresse? A resposta depende, é claro, de algumas questões que devem ser avaliadas por um médico veterinário. Porém, na maioria dos casos, a ansiedade não é a culpada por esse comportamento. A causa mais comum é a alergia e as infecções fúngicas e/ou bacterianas oportunistas que esses animais podem apresentar. Na realidade, o sinal mais comum de alergia (dermatite atópica canina) é a lambedura de patas. Isso mesmo! Seu cãozinho pode estar lambendo as patas porque as elas estão coçando! Alguns animais chegam a ficar com as patinhas molhadas quase o tempo todo de tanto lamber. Outros podem se ferir e se mutilar devido ao excesso de lambedura. Assim, mudanças de rotina, passeios a mais ou menos tempo do animal sozinho em casa pouco vão influenciar nesse comportamento já que, na maioria das vezes, não tem a menor relação com a saúde mental do animal.

Existem sim casos em que o cão lambe as patinhas devido à alguma dor articular ou a aspectos emocionais. Mas, além de serem a minoria dos casos, são necessários exames físicos (avaliação clínica), estudo do histórico do paciente e até exames laboratoriais (como parasitológico e citológico de pele), juntamente com a resposta do paciente ao tratamento para definirmos o diagnóstico correto. Lembre-se de que sem diagnóstico, não há tratamento! É preciso investigar a causa do problema para que ele tenha solução.

Por isso, sempre que notar algo estranho no comportamento do seu cão ou gato, procure atendimento veterinário. Pode ser um pequeno sinal que irá te mostrar um problema sistêmico maior.