PULGAS E CARRAPATOS

Você sabe controlar pulgas e carrapatos (ectoparasitas) no seu animalzinho de estimação?

Muitos tutores de cães e gatos chegam ao consultório com dúvidas sobre a melhor maneira para prevenir e controlar infestações de pulgas e carrapatos nos seus pets. Atualmente no mercado há uma infinidade de produtos e sentir-se confuso é natural.

Pipetas para aplicação “pour-on” ou “spot-on” e coleiras estão entre as apresentações mais clássicas, porém, os comprimidos têm ganhado a preferência dos tutores de cães pela praticidade e tempo de duração.

Mas quais seriam as vantagens e desvantagens de cada método? Há diferenças individuais que colaboram para maior eficácia de um ou outro produto? E quando o ambiente também está infestado?

Primeiro, entenda que o Brasil é um país tropical, o que favorece a proliferação de pulgas e carrapatos o ano todo. No verão, o problema aumenta. Além disso, temos uma forte cultura de banhar excessivamente os pets. Esses são desafios no controle de ectoparasitas não só para médicos veterinários e tutores, mas também para a indústria farmacêutica veterinária. O ambiente é propício para infestações e os nossos hábitos dificultam a atuação dos produtos.

Outro ponto importante é que não existe um produto que funcione como repelente de pulgas e carrapatos. Em todos os produtos, é necessário que o parasita pique o animal para entrar em contato com a substância que irá matá-lo. Isso quer dizer que o uso correto de antiparasitários externos não impede a alergia à saliva de pulga (DASP) e nem a transmissão da doença do carrapato (babesiose e erliquiose), mas minimiza significativamente as chances dessas doenças se manifestarem.

Pipetas pour-on ou spot-on:

A maioria dos produtos pour-on ou spot-on têm substâncias que se ligam às gorduras presentes nas camadas mais superficiais da pele. Dessa maneira, a aplicação deles não deve ser feita imediatamente após os banhos já que, os xampus tendem a remover a camada lipídica mais superficial. Da mesma forma, quanto mais banhos o animal tomar, maior quantidade do produto será removida. Assim, esses produtos não são muito indicados para animais que são banhados semanalmente ou que se molham com frequência em piscinas, por exemplo. Têm a vantagem de que geralmente, apresentam baixo custo.

Exemplo de aplicação de ampola antiparasitária. Fonte: https://www.newpetclub.pt/pulvex-spot-on-6-pipetas

Coleiras:

As coleiras geralmente apresentam o melhor custo-benefício em termos de duração de tratamento. Temos hoje no mercado coleiras com liberação gradual da substância ativa, o que garante maior economia do produto e concentração uniforme durante todo o tratamento. Porém, deve-se tomar cuidado, pois, algumas delas são impregnadas (soltam pó) e podem causar alergias nos animais. Outra preocupação é o animal perder a coleira, arrancar, ingerir pedaços dela ou até ficar preso pela coleira em algum lugar. O perfil do paciente deve ser observado para evitar problemas. Atentar para a viabilidade do produto caso seja partido ou cortado: muitos tutores compram uma única coleira e a dividem entre os cães da casa. Esse procedimento só deve ser realizado se houver essa indicação em bula.

Exemplo de colocação de coleira antiparasitária.

Comprimidos:

Extremamente práticos, são muito indicados para aqueles animais que tomam bastante banho ou que moram com tutores que têm crianças pequenas e não querem arriscar que seus filhos entrem em contato com produtos oriundos de pipetas e coleiras. São vários no mercado e eles têm durações diferentes. De maneira geral, são bastante seguros. Porém, pode haver variações nas respostas dos diferentes organismos. Assim, nenhum produto é 100% seguro ou completamente isento de riscos. Outro cuidado que devemos ter é de não partir os comprimidos ao meio para tentar dividir para mais de um animal se não houver essa orientação na bula. Comprimidos que não são próprios para serem partidos podem não apresentar quantidades uniformes da medicação em toda sua extensão. Ou seja, partir ao meio um comprimido não significa que terá metade da dose de um lado e metade da dose do outro lado. Isso só acontece em comprimidos sulcados e o laboratório não irá se responsabilizar por eventuais falhas terapêuticas ou intoxicações decorrentes de medicamentos utilizados de maneira inadequada.

Fonte: https://holywestie.com.br/meio-comprimido-de-1212h/

O controle de parasitas no ambiente também é importante e é recomendado que seja feito por uma empresa especializada para garantir eficiência e diminuir os riscos para os animais de estimação. Em resumo, antes de comprar um produto para controle de ectoparasitas, leve em consideração o temperamento, a rotina e o ambiente em que seu animal vive, tendo sempre em mente que moramos em áreas endêmicas para pulgas e carrapatos e, mesmo tomando todos os cuidados, é muito difícil garantir a completa isenção de picadas nos animais, principalmente aqueles que passeiam nas ruas, em condomínios e que frequentam petshops. Ainda, sempre utilizem os produtos conforme orientações do fabricante, pois, foi daquela maneira que a medicação foi testada e aprovada. Dessa forma, é possível garantir a melhor prevenção contra pulgas e carrapatos no seu animal e na sua casa.

Deixe um comentário

Comment
Name*
Mail*
Website*