SEBORREIA (CASPA)

Você sabia que os cães também podem ter caspa?

A seborreia primária é um distúrbio de ceratinização hereditário em cães. Geralmente os sinais começam na adolescência e podem piorar conforme o animal envelhece. Essa descamação excessiva também pode ser fruto de alguma outra patologia sistêmica. É comum animas com leishmaniose ou hipotireoidismo, por exemplo, apresentarem intensa descamação. Nesse caso, temos a seborreia secundária.

Nas duas situações, a produção exagerada de sebo deixa o animal com odor rançoso e predispõe a infecções oportunistas por fungos e bactérias. Geralmente, as regiões do corpo mais acometidas são os espaços interdigitais, dorso, dobras cutâneas e pavilhão auricular (otite externa ceruminosa). Causa prurido de discreto a intenso.

O diagnóstico da seborreia primária é dado pelo histórico do animal ou pela avaliação histológica da pele por biópsia. Exames complementares são necessários para a identificação da causa de base na seborreia secundária.

O tratamento consiste na identificação da causa de base (quando houver) e em seu tratamento. No caso da seborreia primária, o uso de xampus específicos para descamação é eficaz quando utilizados de maneira adequada e na frequência certa.

Dorso de uma fêmea de 10 anos antes do tratamento:

 

Dorso da mesma cadela 3 meses após o início do tratamento:

Deixe um comentário

Comment
Name*
Mail*
Website*