A dermatite atópica é uma condição genética que leva à desorganização da barreira cutânea e a uma intolerância imunológica a alérgenos ambientais.
Normalmente, as células epiteliais ficam bem próximas umas das outras formando uma camada uniforme que protege a pele do animal contra a entrada de agentes irritantes e infecciosos, além de impedir a saída de água e lipídeos. No cão com dermatite atópica, a barreira cutânea fica com “buracos” que atrapalham esse mecanismo de proteção e de preservação da hidratação natural da pele.
Além disso, esses animais têm predisposição imunológica a inflamar a pele de maneira exagerada com quantidades mínimas de alérgenos. Ou seja, eles têm uma reação de hipersensibilidade a determinados irritantes.
O resultado disso é uma pele susceptível à piodermites (infecções bacterianas), incômodo do animal e do tutor devido ao prurido (coceira) intenso e desidratação da pele. Os cães manifestam lambedura excessiva das patas, irritação em várias áreas do corpo e piodermites recorrentes, que se manifestam com frequência no decorrer do ano.
Dependendo do tipo de alérgeno que um determinado animal é mais sensível, pode ou não haver sazonalidade na manifestação dessa síndrome (de acordo com a prevalência do alérgeno durante o ano). Os alérgenos ambientais que mais comumente causam problemas para os cães são os ácaros domésticos, fungos ambientais, pólens e gramíneas. Um mesmo animal pode apresentam hipersensibilidade a mais de um alérgeno.
Dermatite atópica não tem cura, mas tem tratamento e controle. O controle consiste principalmente no combate a essas piodermites e a reconstituição da integridade da barreira cutânea com a manutenção da hidratação da pele.
Outros tratamentos como o uso de corticóides, imunomoduladores, terapia alérgeno-específica e manejo ambiental também podem ser empregados. O sucesso do tratamento varia muito com o grau de severidade do quadro alérgico e depende muito da não interrupção do manejo pelo tutor.
Quem tem um animal alérgico em casa sabe como é ruim ver seu animalzinho se coçando sem parar. Por isso, se seu cão apresentar sinais de dermatite atópica, procure atendimento especializado para iniciar o tratamento e dar a seu pet mais qualidade de vida.